HCzinho terá biblioteca para crianças hospitalizadas

Instituto Positivo será responsável pela gestão voluntária do espaço e por ações de incentivo à leitura; campanha arrecada fundos para a construção do hospital: saiba como ajudar


Divulgação 

O futuro Hospital Infantil do Complexo Hospital de Clínicas — o “HCzinho” — vai contar com uma biblioteca voltada para crianças em tratamento, unindo saúde e educação num mesmo ambiente. O espaço será gerido voluntariamente pelo Instituto Positivo, que se comprometeu a equipar e manter a biblioteca, além de promover atividades de incentivo à leitura, especialmente literária, para pacientes e familiares.

O anúncio e a assinatura do termo de compromisso com o Instituto Positivo aconteceram durante o lançamento da campanha de arrecadação de recursos para a construção do HCzinho. A instituição é uma das quatro empresas parceiras fundadoras, ao lado da TIF Comunicação, da GRPCOM e do Grupo Boticário. Cada parceira assumiu o compromisso de contribuir e mobilizar outras empresas, além de estimular a sociedade a participar da captação de recursos.

A diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, destaca que a parceria vai além do apoio financeiro. “O Grupo Positivo, por meio do Instituto, vai viabilizar a implantação da biblioteca, fomentando a leitura literária e a escolarização das crianças. Queremos que o hospital seja também um espaço de estímulo intelectual e cultural”, afirmou.

Manifesto pela Leitura Transformadora

A iniciativa está alinhada ao Manifesto pela Leitura Transformadora, lançado pela Rede de Colégios Positivo, que estabelece compromissos concretos para incentivar a leitura em escolas e na comunidade. Entre as ações, estão horários exclusivos para leitura por prazer, projetos literários em espaços públicos e a ampliação do acesso a livros.

O Brasil enfrenta um cenário desafiador: segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro, 2024), 53% da população não leu sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, e 73% não concluíram nenhuma obra nesse período. No Paraná, estado-sede do HCzinho, o índice de leitores é de 54%, um dos mais altos do país.

Hospital 100% SUS

O HCzinho vai triplicar a capacidade de atendimento pediátrico do Hospital de Clínicas, passando de 40 para 130 leitos e de 8 para 35 leitos de UTI infantil. Totalmente público e gratuito, será 100% voltado ao SUS. A construção já tem cerca de R$ 70 milhões garantidos, mas ainda precisa de R$ 180 milhões para obra e equipamentos.

As doações podem ser feitas via PIX para a Fundação da UFPR: hczinho@funpar.ufpr.br.

 

Sobre o Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.

Comentários