Artistas produzem murais no centro de Curitiba com cerca de 400 metros quadrados


As pinturas foram realizadas por mulheres e estão localizadas próximo ao Passeio Público de Curitiba 



Em grandes centros urbanos, é comum termos a presença de artes espalhadas em prédios e muros apresentando a identidade dos artistas e a cultura da cidade. Em Curitiba, foram produzidos, por mulheres, murais com cerca de 400 metros quadrados para trazer mais cores e histórias para o centro da capital paranaense. Os painéis foram elaborados por Marina Capdevila, espanhola e reconhecida como uma das maiores muralistas do mundo, que finalizou a primeira arte em 19 de novembro, e Cris Pagnoncelli, artista paranaense que deixou sua marca em cidades como Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que finalizou o segundo mural nesta sexta-feira (26). 


Localizado na Rua Presidente Faria, nº 431, o espaço destinado para a pintura foi cedido pela Condo Consult, empresa que auxilia os síndicos a lidar com a inadimplência das taxas de condomínio e também busca impactar a vida das pessoas com ações sociais, projetos em prol do meio ambiente e com o incentivo à arte, de modo geral. 


Segundo Mariana Betenheuser Bazzani, Diretora Administrativa e Comercial da Condo Consult, as obras trazem personalidade e deixam ainda mais evidente o poder feminino. “A maior parte de nossa equipe é composta por mulheres. Ficamos felizes em ter duas artistas mulheres atuando na elaboração de artes que marcam o centro de Curitiba. Acreditamos que a mulher tem esse poder e que ela pode estar onde quiser”, diz. 


A pintura dos dois painéis teve início em 10 de novembro e foi finalizada nesta sexta-feira (26). O primeiro painel foi produzido por Marina Capdevilla e conta com a ideia de apresentar as diversas culturas e povos que colonizaram a capital do Paraná. Cris Pagnocelli trouxe em sua obra um grafite com a palavra “coragem”, demonstrando o poder feminino. 


A idealização do projeto e a produção dos painéis está aliada à visão da Condo Consult de transformar a vida das pessoas por meio da arte. “Existem muitos prédios e espaços que não estão sendo utilizados. Vários deles possuem condições de serem utilizados de forma artística, para trazer novas sensações, com diferentes nuances, que podem servir como respiro à rotina intensa que vivemos. Queremos que esse espaço seja um exemplo para os condomínios que atendemos e, quem sabe, novos painéis possam surgir por toda a cidade e região”, ressalta a diretora. 


Fundada em 2014, a empresa atende mais de 5.300 residências em Curitiba e Região Metropolitana. A Condo Consult também atua como apoiadora junto à ACRIDAS (Associação Cristã de Assistência Social) e TETO Brasil. 


“Nós não buscamos fazer apenas aquilo que nos contrataram para fazer. Queremos trazer algo mais, impactar de alguma forma na vida das pessoas ao nosso redor. Essas pinturas trarão isso, elas vão representar a valorização da mulher, da terceira idade. Além disso, trará benefícios para Curitiba, em especial para a região do Passeio Público, um dos nossos cartões postais”, comenta Mariana Bazzani. 


O projeto, escrito em 2019, foi captado através do Mecenato, em plena pandemia, e agora finalizou a etapa de pintura dos murais. São apoiadores da iniciativa a Embaixada da Espanha no Brasil – Conselho Cultural, Centro Europeu, Tintas Vergínia, Tintas Suvinil, CEDES, Sesi Cultura, Fiep, Observatório Criativo, Condo Consult e Guarda Municipal de Curitiba com realização da Mucha Tinta e incentivo EBANX, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.


Serviço

Mural Marina Capdevila e Cris Pagnoncelli

Local: sede da Condo Consult. Rua Presidente Faria, nº 431, Centro. Curitiba - PR

Realização: 10 a 26 de novembro


Comentários