Aparelho bucal reduz a quantidade de comida ingerida

Sedentarismo, alimentação inadequada e questões genéticas são os alguns dos fatores que levam a obesidade. A doença é um dos dez principais problemas de saúde pública mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil mais da metade da população adulta está fora do peso adequado, um quinto dos adolescentes e uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos também sofrem com o excesso de peso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial, explica que a odontologia, como ciência da saúde, já pode, também ajudar a reduzir o número de obesos.

Uma novidade é o ‘dispositivo bariátrico intrabucal’, um aparelho criado para reduzir a quantidade de comida que a pessoa come e aumentar a quantidade de mastigações, antes de deglutir (engolir) o alimento. .

O aparelho foi criado a partir do conceito que a mastigação influencia a saciedade. Quanto mais devagar e melhor for a mastigação, mais tempo o cérebro terá para receber os estímulos e enviar a resposta de saciedade.

“O tratamento não deve ser prescrito de forma indiscriminada. Ele segue um protocolo clínico, com tempo determinado para que os efeitos ocorram. Nosso objetivo é ensinar como mastigar e comer corretamente e não quais alimentos devem fazer parte da dieta, orientação que deve ser dada por médicos ligados à nutrologia, nutrição, endocrinologia e metabologia”, avisa.

Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários