Problemas auditivos são mais incidentes nos idosos

O Dia Internacional da Terceira Idade será comemorado no próximo sábado (01/10) e a data é uma boa oportunidade para reforçar a importância dos cuidados com a saúde auditiva nesta fase da vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) só no Brasil mais de 15 milhões de pessoas têm problemas auditivos e deste total somente 40% reconhecem que a audição não anda bem.

“Muitos problemas, como a perda de audição, se instalam de forma progressiva e só são identificados em grau mais avançado”, explica a
otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.

Entre os idosos a prevalência dos problemas de audição é ainda maior. Pelo menos 12 milhões de pessoas dos 15 citados acima têm mais de 65 anos e sofrem com algum grau de perda auditiva.

“O envelhecimento repercute em toda a saúde do organismo. Com o avanço da idade acontecem alterações degenerativas, consideradas naturais, e que aumentam ainda mais as deficiências que atingem os ouvidos”, ressalta a especialista, que também é otoneurologista e é responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR.

Serviço:
Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica.
Fone: 41 3225-1665 41 3225-1665
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.

Fonte: Toda Comunicação

Comentários