ENCONTRAR UMA OCUPAÇÃO É O CAMINHO PARA A ABSTINÊNCIA DAS DROGAS

O primeiro passo para um dependente químico livrar-se das drogas é admitir a dependência. A partir daí, ele recorre a tratamentos, busca orientações, mas o risco de recaída é sempre eminente.

“Infelizmente, a maioria dos usuários que tenta parar recai”, afirma o psicólogo Dionísio Banaszewski, que trabalha há mais de 20 anos com orientação e tratamentos contra o uso de álcool e outras drogas. Para evitar a recaída, é fundamental, segundo o especialista, encontrar uma ocupação, como o esporte, o trabalho ou a caridade.

“Enquanto a pessoa mantiver sua mente ocupada com essas atividades, conseguirá evitar a compulsão”, diz o psicólogo. Isso acontece, segundo Dionísio, porque normalmente o caminho que leva às drogas é um enorme vazio existencial. “A pessoa busca preencher, com as drogas, alguma carência ou vazio muito grande”, afirma. Por isso, quando encontra uma ocupação que lhe satisfaça, o dependente deve adotá-la, mas sem descuidar da resolução interna dos seus problemas.

O psicólogo lembra que essa recomendação vale para todos os dependentes que querem livrar-se das drogas: encontrar uma ocupação que lhe preencha é fundamental, mas não é suficiente. É preciso conhecer-se, saber os motivos que levaram a desenvolver a doença e procurar combater essa causa, buscando ajuda e orientação profissional sempre que necessário.

Fonte: AW COMUNICAÇÃO

Comentários