*LANAC registra aumento expressivo na testagem para Dengue e COVID-19*


Créditos: Valterci Santos



Laboratório de Análises Clínicas registra positividade de 30% para a Dengue e 40% para COVID-19

 

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas registra crescimento expressivo nas testagens para Dengue e COVID-19 nos últimos 30 dias. “Após o Carnaval, além da procura ter aumentado muito para os testes, a positividade também está grande para ambas as doenças”, afirma o diretor técnico, especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski.

Em janeiro, o laboratório realizou 630 testes para detectar o Coronavírus, com positividade de 20%. No último mês, de 11 de fevereiro a 11 de março, foram realizados 2400 testes, sendo 40% positivos.

Os testes de Dengue seguiram a mesma alta. Nos últimos 30 dias, foram realizados 10 mil testes, com positividade de 30%. Na primeira quinzena de fevereiro, o laboratório já registrava um aumento de 900% na testagem para a dengue, com a realização de 2.400 testes no período.

O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas, tanto para COVID-19, quanto para a Dengue e H1N1. “Como as três doenças têm sintomas em comum, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica Kozlowski.

O exame pode ser feito em qualquer uma das 63 unidades de coleta do laboratório, por coleta de sangue para o teste da Dengue, e por swab nasal, para COVID-19 e Influenza A e B, sem necessidade de agendamento.

Comentários