Caminho do Vinho completa 25 anos e lança vinhos finos



O roteiro turístico rural localizado na grande Curitiba é considerado o maior do Brasil e segue em expansão



Há 25 anos, São José dos Pinhais conta com o maior roteiro turístico rural do Brasil. O Caminho do Vinho, próximo a capital paranaense, foi reconhecido como roteiro rural em 2004 e está cada vez mais consolidado um local de tradição colona, ampla gastronomia e, claro, os vinhos produzidos pelas famílias que residem no trajeto.





A região colonizada pelas famílias italianas Daldin, Bortolan, Bim, Juliatto, Pissaia e Possobom, foi se tornando, aos poucos, uma referência em gastronomia. Com produção própria de vinhos, comidas caseiras e típicas, o trajeto foi encantando quem passava pela região, até ser o primeiro ponto turístico de São José dos Pinhais. A atual presidente da Associação Caminho do Vinho (Acavim), Mirian Yamashita destaca a importância do local para a cidade. “São 25 anos não somente de Caminho do Vinho, como também de um roteiro que iniciou o turismo na cidade de São José dos Pinhais. Somos pioneiros e buscando sempre por evolução, não somente do roteiro, como também da cidade, movimentando a economia e colocando a região como destino certo para turistas”.





A identificação do potencial turístico da região ocorreu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. Em 1999, iniciaram-se as reuniões participativas com a Comunidade, espaço em que foi apresentado a proposta do projeto. Com as conversas, chegou-se ao nome para o roteiro, “Caminho do Vinho”.





Conhecido pelos vinhos de mesa, produzidos no próprio Caminho do Vinho com as vinícolas, o roteiro agora possui vinhos finos para celebrar os 25 anos. Produzidos com uvas nobres, como Malbec, Merlot, Moscato, Cabernet Sauvignon também fazem parte de ao menos um dos vinhos de cada estabelecimento. Além disso, espumantes com o moscatel.





Hoje o roteiro conta com 44 empreendimentos junto ao Programa Caminho do Vinho, instituído pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Acavim e Colônia Mergulhão. O objetivo do trajeto é fomentar ações de desenvolvimento, divulgar o folclore, artesanato, comidas típicas, a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados. Além do vinho é possível encontrar também, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região em um produto turístico diferenciado.


Serviço


Caminho do Vinho


Rua Júlio César Setenareski, São José dos Pinhais (PR)


Instagram: @caminhodovinhooficial


Site: https://www.caminhodovinho.tur.br/

Comentários